Administração de Pessoal - Cursos Nova Era

Acesso

Acesso restrito para
sua conta

Administração de Pessoal

Férias - Cálculo Médias

Quando a média é pelo período aquisitivo o sistema está somando os eventos com característica 11b e 11m porque ele trata dessa forma?

R.: Antigamente não existiam os Totalizadores nos Períodos Aquisitivos de Férias da forma como é hoje, então estas duas características tem tratamentos diferentes: 11B que não leva para próximas médias e a 11M para levar a média paga nas férias para as próximas médias. A troca de característica deve ser feita no próprio evento, ou seja, trocar de 11B para 11M orienta o Rubi a incluir o que foi pago como média nas férias gozadas nas médias futuras.

Hoje com o Totalizador o cliente pode indicar o evento/característica a ser pago nas médias de férias, informando dentro do Totalizador, será respeitado na hora da gravação dos valores para médias do período aquisitivo.

É importante entender quando usar uma ou outra, porque a característica 11M será utilizada também na média do 13º salário, aviso indenizado e outros que utilizem médias. Enquanto a 11B não será utilizada nas demais médias, mas será utilizada nas médias de férias, se informada no Totalizador de Férias.

Em nossa opinião as médias das férias deveriam ser incluídas em próximas médias para não trazer a média para baixo, tendo em vista que dos doze meses, sempre terá um mês com férias, somará o valor de 11 meses e dividirá por 12, reduzindo a média do empregado. E se incluir a média das férias volta ao equilíbrio de ter valores para 12 meses e dividir por 12.

É difícil encontrar esta orientação em livros trabalhistas, mas existe uma orientação do José Serson, que manda fazer a média das férias considerando a soma dos valores pagos e dividir pelo número de dias efetivamente trabalhados no período aquisitivo.

Este resultado é uma média dia que será multiplicada pelo número de dias de férias gozados. Note que este cálculo retira os dias de férias do divisor, assim, a média ficaria mais próxima de um divisor em 11 meses.

Para não complicar com cálculos diários, o Rubi trata por mês, e assim se incluir a média das férias pagas, o resultado parece bem mais equivalente a esta orientação.

Formas de Pagamento
Convênios

Cursos Nova Era - 2021 - Todos os direitos reservados by SoftD